"Principais conceitos"

II. Você sabe conceituar:

Ciberespaço – Redes Sociais – Site -– Blog -– Fotlog – Cibernética – Computação – Computação Gráfica – Digital – Ecologia Cognitiva – Editoração Eletrônica – Navegador (Browser) – Correio Eletrônico – Informática – Interatividade – Internet – Intranet – Extranet – Hiperlink – Hipermídia – Hipertexto – Multimeios – Multimídia – Páginas WEB – Técnica – Tecnologia – Virtual?

III. Você sabe na internet:

Acessar seu e-mail- SIM– Distinguir programas Navegadores -SIM– Anexar uma foto ou documento numa mensagem -SIM– Abrir uma foto, um vídeo ou um arquivo anexado a uma mensagem recebida -SIM– O que é barra de URL -SIM– Enviar para alguém o endereço de um site ou portal?-SIM


Respostas:


II - Ciberespaço -É o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnologia.
Redes Sociais – é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns
Site – é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocoloHTTP na Internet.
Blog – é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts.
Fotlog -  um registo publicado na World Wide Web com fotos colocadas em ordem cronológica, ou apenas inseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um blog.
Cibernética – é uma tentativa de compreender a comunicação e o controle de máquinas, seres vivos e grupos sociais através de analogias com as máquinas cibernéticas (homeostatos,servomecanismos, etc.).
Computação – pode ser definida como a busca de uma solução para um problema a partir de entradas (inputs) e tem seus resultados (outputs) depois de trabalhada através de um algoritmo. É com isto que lida a teoria da computação, subcampo da ciência da computação e da matemática.
Computação Gráfica –  é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real
Digital – Um sistema digital é um conjunto de dispositivos de transmissão, processamento ou armazenamento de sinais digitais que usam valores discretos (desccontínuos).
Ecologia Cognitiva – constitui um espaço de agenciamentos, de pautas interativas, de relações constitutivas, no qual se definem e redefinem as possibilidades cognitivas individuais, institucionais e técnicas e é neste espaço de agenciamentos que são conservadas ou geradas as formas de conhecer, de aprender, de pensar, de constituir novas tecnologias e instituições.
Editoração Eletrônica – consiste na edição de publicações, através da combinação de computador, programa de paginação e impressora.
Navegador (Browser) – é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTMLASPPHP, com ou sem folhas de estilos em linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.
Correio Eletrônico – é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.
Informática – é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, aanálise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
Interatividade – é um conceito que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação Interatividade pode ser definida como:“uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada"JENSEN, J. F. Interactivity: Tracing a new concept in media and communication studies. vol. 19. Nordicom Review. 1998. pp. 185–204..
Internet – é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
Intranet – o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.
Extranet – Extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação
Hiperlink – é uma referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento
Hipermídia – é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação
Hipertexto – é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links
Multimeios – veículo condutor da informação
Multimídia – é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (textofotografiagráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeoáudioanimação)
Páginas WEB –  hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites públicos existentes compõe a World Wide Web
Técnica – é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.
Tecnologia – Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
  • As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
  • As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
  • Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
  • A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
  • O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
Virtual - algo que não é concreto. Virtual é tudo aquilo que não é palpável e geralmente alguma abstração de algo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário